Quem Somos


Professor Dr. Eduardo Rocha – coordenador geral, é pesquisador do Laboratório de Urbanismo (FAUrb/UFPel), trabalha com cartografias e errâncias urbanas, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.


Professora Ma. Carolina Mendonça Fernandes de Barros – coordenadora, professora no Instituto Federal Sul-rio-grandese (IF-Sul), trabalha com as teorias infográficas contemporâneas, diagramas e desenhos paramétricos, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Professor Dr. Maurício Couto Polidori – coordenador, é coordenador do Laboratório de Urbanismo (FAUrb/UFPel), trabalha com modelagem urbana e planejamento.

Professora Dr.a Ana Paula Neto de Faria – colaboradora, é pesquisadora do Laboratório de Urbanismo (FAUrb/UFPel), trabalha com modelagem urbana e planejamento.

Professora Dr.a Carla Gonçalves Rodrigues – colaboradora, é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores nos seguintes temas: filosofias da diferença, educação matemática e currículo.

Professor Me. Otávio Martins Peres - colaborador, é pesquisador no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas. Atua principalmente na linha de Sistemas Configuracionais Urbanos com ênfase nas áreas de projeto, planejamento, modelagem e ecologia urbana.

Acadêmica Angelita Carvalho de Oliveira Freitas – apoio técnico, acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol/UFPel.

Arquiteta e Urbanista Bárbara de Bárbara Hypólito – apoio técnico, integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.


Acadêmica Cristiane dos Santos Nunes – apoio técnico, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Arquiteto e Urbanista Christiano Piccioni Toralles – apoio técnico, mestrando do PROGRAU/UFPel, bolsista CAPES, trabalha com modelagem, investigação e análise de exclusão urbana, integrante do Laboratório de Urbanismo da FAUrb/UFPel.

Acadêmica Débora Souto Allemand – organizadora, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmica Eluíse Campos – organizadora, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmica Fernanda Tomiello – apoio técnico, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Arquiteta e Urbanista Gabriela Fantinel Ferreira – apoio técnico, mestranda do PROGRAU/UFPel.

Acadêmico Glauco Roberto Munsberg – apoio técnico, acadêmico do Curso de Ciência da Computação/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmica Isabela da Luz Pereira – apoio técnico, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmico Ivan Ribeiro Kuhlhoff – organizador, acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e; Bolsista do Programa PET/FAURB/UFPel, vem pesquisando as arquiteturas errantes no espaço urbano, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmico Luana Pavan Detoni – organizadora, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo e; Bolsista do Programa PET/FAURB/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmico Lucas Boeira Bittencourt – organizador, acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e; Bolsista do Programa PET/FAURB/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmico Marcos Tadeu Pretto – apoio técnico, acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel.

Arquiteto e Urbanista Marcus Vinícius Pereira Saraiva – apoio técnico, mestrando do PROGRAU/UFPel, bolsista CAPES, trabalha com crescimento urbano, simulações e espaços celulares, integrante do Laboratório de Urbanismo da FAUrb/UFPel.

Acadêmica Melina Monks da Silveira – apoio técnico, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel.

Acadêmico Otavio Oliveira Boszczovski – organizador, acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel, bolsista de extensão, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Acadêmico Pierre Moreira dos Santos – apoio técnico, acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol/UFPel.

Acadêmica Rúbia Peixoto de Oliveira – apoio técnico, acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPel, é integrante do grupo de estudos cidade+contemporaneidade.

Arquiteta e Urbanista Susan Von Ahn Bierhals - apoio técnico.

Arquiteta e Urbanista Tássia Borges de Vasconselos – apoio técnico, mestranda do PROGRAU/UFPel.


Grupo de Estudos Cidade+Contemporaneidade (GEC+C) – grupo que procura articular-se em torno da abordagem multidisciplinar de questões teóricas e empíricas relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, habitando para isso as fronteiras da filosofia, das artes e da educação, a fim de criar ações projetuais e perceptos para uma estética urbana atual.

Laboratório de Urbanismo (LabUrb) – equipe de pesquisadores da FAUrb/UFPel com extenso histórico de parcerias com pesquisadores de outras instituições (FURG, UFRGS, UNISC, entre outras) no desenvolvimento de pesquisas, na prestação de assessorias de planejamento, no desenvolvimento de softwares e na produção bibliográfica, organiza diversos eventos desde sua formação: 1ª. Jornada de Estudos: morfologia e modelagem urbana (2011), Ciclo de cinema: cidade+contemporaneidade (2011) e Encontro de Desenho Urbano: Viva o território (2012).

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) – funciona em nível de mestrado, credenciado pela CAPES/MEC desde 2007, mantém um ciclo regular de palestras (as sextas-feiras), já tendo recebido no ano de 2011, nomes como: Profa. Dra. Silvia Aparecida Mikami Gonçalves Pina (UNICAMP), Prof. Dr. Renato Saboya (UFSC), Prof. Dr. Edson da Cunha Mahfuz (UFRGS), Prof. Dr. Andrey Schlee (UNB), Prof. Dr. Antônio Tarcísio da Luz Reis (UFRGS) e Prof. Silvio Belmonte de Abreu Filho (UFRGS).

Programa de EducaçãoTutorial (PET/FAUrb) – promove a mais de 10 anos o ciclo de palestras chamado Quartas com a FAUrb, neste último ano recebeu palestras nacionais e internacionais como: Profa. Dra. Laura Novo de Azevedo (Oxford/Brookes), Arq. Gislaine Saibro, Profa. Dra. Carla Gonçalves Rodrigues (UFPel), Arq. Marcelo Ferraz, Arq. Gabriela Costa de Castro, Arq. Manoela Py, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário